Vestibular 2015 da UNEB oferece quase 3 mil vagas em cursos EaD

A partir desta segunda (8/9) estão abertas no site www.vestibular.uneb.br as inscrições para as 2.925 vagas disponíveis nos 12 cursos de graduação gratuitos e a distância da UNEB: o bacharelado em Administração Geral e as licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Educação Física, Geografia, História, Letras com Espanhol, Letras com Inglês, Letras com Português, Matemática, Pedagogia e Química. O prazo de inscrições se encerra no dia 2/10/2014.

Os candidatos oriundos da rede pública de ensino e servidores técnico-administrativos da UNEB que se enquadrem nas condições descritas em edital específico têm até 14 de setembro para solicitar isenção na taxa de inscrição.

A partir deste ano, a UNEB fará o vestibular para os cursos de graduação presenciais e a distância de forma unificada. Ao se inscrever, basta que o candidato informe na ficha online a modalidade de ensino de sua preferência: presencial ou a distância. A partir daí, o candidato elege suas demais escolhas, incluindo os cursos de primeira e segunda opções, que devem ser ambos na mesma modalidade de ensino. 

As provas ocorrerão nos dias 14 e 15/12/2014, nos locais onde funcionam os 16 departamentos aos quais estão vinculados os 36 polos de Educação a Distância espalhados no interior do Estado, de acordo com o quadro de vagas disponível no edital. Há ainda reserva de 40% das vagas para candidatos negros e 5% para indígenas, desde que oriundos de escolas públicas.

UNEB no sistema UAB

A oferta de vagas nos cursos de graduação EaD para o vestibular 2015 foi definida pela UNEB por meio da Chamada no. 3/13 da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ocorreu de outubro a novembro de 2013. Além de ser viabilizada por fomento externo, a oferta está vinculada ao calendário institucional da UAB e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior)  e é definida em articulação interinstitucional, envolvendo todos os parceiros do sistema UAB: Capes, instituições públicas de ensino superior, Estado e municípios.

Desde 2008, a UNEB está vinculada ao sistema UAB, programa nacional sob gestão da Capes e do Ministério da Educação e Cultura, instituído pelo decreto do governo federal nº 5.800, de 8/6/2006. O programa tem como algumas de suas metas interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, diminuindo a defasagem na formação superior, prioritariamente, de professores e gestores da educação básica e, depois, de outros públicos interessados.  Atua também em parceria com instituições de ensino superior públicas de todo o país e colabora com a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas, em especial naquelas com baixos índices de desenvolvimento humano.

Confira aqui o Edital do Vestibular 2015.

 Do Núcleo de Comunicação – UNEAD/UNEB
Texto: Nisia Rizzo de Azevedo – DRT/BA 1847