Atualização do quadro de Reconhecimento de cursos

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) aprovou o reconhecimento de oito cursos de graduação a Distância (EaD) da UNEB. Os pareceres foram publicados no Diário Oficial da Bahia (DOE-BA), nas edições dos dias 21 e 28 de junho.

O reconhecimento dos cursos de Letras/Espanhol, Biologia, Pedagogia, Letras/Inglês, Administração Pública, Computação, Letras/Português e Educação Física é fruto do esforço conjunto entre a Unidade de Educação a Distância (UNEAD) e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) da universidade.

“A atual gestão estabeleceu como prioridade resolver essa antiga demanda, uma das mais importantes reivindicações da comunidade acadêmica, reforçando nosso compromisso com a educação pública de qualidade”, destacou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho.

Entre os anos de 2015 e 2017 outras quatro licenciaturas foram reconhecidas: Matemática, Química, História e Geografia.  Assim, todos os 12 cursos de educação à distância ofertados pela UNEB atualmente já obtiveram aprovação do CEE.

“Além de permitir a emissão de diplomas, o reconhecimento é um indicativo de que o curso atende aos requisitos qualitativos de uma graduação. Representa um passo importante na consolidação da EaD na UNEB”, destacou o coordenador da UNEAD, Jader Albuquerque, esclarecendo que após a publicação no edital, o CEE encaminha o parecer para a Casa Civil, onde será apreciado e publicado novamente no DOE, como decreto do governador do Estado.

Novos cursos

Atualmente a UNEB está trabalhando na consolidação da licenciatura em Educação Musical, ofertada em parceria com o Neojibá, e na implantação de duas novas em Física e Educação Especial.

A universidade já oferece cursos a distância em mais de 30 cidades baianas, levando ensino superior para territórios onde a estrutura de cursos presenciais é difícil. Além disso, a Educação a Distância permite a itinerância dos cursos. “Quando a demanda de um município é atendida, o curso oferecido naquela localidade migra para um novo território, aumentando a abrangência da oferta e beneficiando ainda mais pessoas”, frisou o coordenador da UNEAD.

O próximo processo seletivo EaD vai oferecer cerca de 1,5 mil vagas e está previsto para acontecer entre os meses de setembro e outubro.

Diário Oficial

Tramitação de processos no conselho estadual de educação (CEE) para reconhecimento de cursos graduação EAD

Reconhecimento de Educação Física

 

Atualizado em: 24.07.2018

Fonte:UNEAD