Unead esclarece como funcionam as graduações EaD na UNEB

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB oferece 2.925 vagas em 12 cursos de graduação a distância para o Vestibular 2015, cujas inscrições ainda estão abertas até o dia 19/10. Mas, antes de realizar a inscrição, é importante que o candidato conheça a forma de funcionamento de uma graduação EaD.

Na UNEB, os estudantes de cursos de graduação EaD encontram-se pessoalmente com os professores e tutores apenas uma noite por semana. Mas também há atividades presenciais pré-agendadas entre os professores e tutores e os estudantes, a exemplo de aulas práticas e laboratoriais, de acordo com as peculiaridades de cada curso, e dos estágios curriculares, nos casos das licenciaturas. As avaliações, em geral, também são realizadas presencialmente.

Para a coordenadora geral da Unead, Kathia Marise Borges Sales, isso facilita bastante a vida dos estudantes que precisam cumprir uma jornada de trabalho diária de oito horas e residem em áreas afastadas dos centros urbanos, onde ainda não há um serviço eficiente de transporte. Além disso, ela destaca que o aluno de EaD pode organizar seu tempo de estudo, de acordo com suas possibilidades, uma vez que ele cumpre a maior parte da carga horária de seu curso universitário sem se deslocar de casa ou da cidade onde mora, o que representa uma economia no investimento em educação para muitas famílias. 

Boa parte da carga horária de uma graduação EaD é feita nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), plataformas onde os professores dispõem todo o material didático necessário ao desenvolvimento das disciplinas. É também pelo AVA que os estudantes podem interagir com os professores e tutores e entre si, criando comunidades de aprendizagem, em especial quando são realizados os fóruns de discussão. “Ao contrário do que se pode pensar, essa forma de contato promove o estreitamento de relações entre professores e alunos”, afirma a coordenadora. 

Muitos candidatos questionam também a validade do diploma de uma graduação EaD. Segundo Kathia Marise, o valor de um diploma de uma graduação EaD é  idêntico ao de um curso presencial. “É uma orientação do próprio Ministério da Educação e Cultura, no sentido de não se criarem restrições no mercado de trabalho aos graduados em EaD”, esclarece a professora.

As inscrições em uma das 12 graduações EaD da UNEB devem ser feitas exclusivamente no site www.vestibular.uneb.br

Do Núcleo de Comunicação - UNEAD/UNEB
Texto: Nisia Rizzo de Azevedo - DRT/BA 1847