Criação da Unead reforça lugar estratégico da EAD na UNEB

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB se institucionaliza com a publicação da Resolução nº 1051, de 15/5/2014, no Diário oficial do Estado, no dia 20/5/2014. A ação legitima a Unead como instância responsável pela Educação a Distância (EaD) na UNEB. Assim, o setor passa também a funcionar diretamente vinculado à Reitoria e suas atividades passam a integrar o calendário acadêmico institucional.

Mas as experiências da UNEB com EaD vêm desde 1995, quando foi criado e instalado o NETI, Núcleo de Educação e Tecnologias Inteligentes, ligado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, gerando sua base acadêmica multidisciplinar. Em 2005, a universidade foi credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos a distância e o primeiro deles, o bacharelado em Administração Pública, teve início, em 2006, como projeto piloto vinculado ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), do governo federal.

Mas foi, em 2008, que a UNEB efetivou o vínculo com a UAB, passando a ofertar vagas gratuitas em graduações, especializações e cursos de extensão. E os cursos presenciais da UNEB também podem ter até 20% da carga horária a distância, segundo regulamentação nacional, em vigor, desde 2010.

Hoje a Unead oferece 12 cursos de graduação, cinco especializações e diversos cursos de extensão a distância. Entre as instituições públicas de ensino superior da Bahia, é responsável por mais de 50% de toda a oferta de cursos EaD. Até agosto deste ano, terá formado 230 licenciados em Matemática, 40 em Química e 100 em História. Cerca de 5 mil alunos estão matriculados em seus cursos de graduação, vinculados a 29 departamentos da UNEB. São ofertadas 60 vagas anuais, por curso, em processo seletivo idêntico ao vestibular para os cursos presenciais, realizado no mesmo período do ano.

Mas cerca de 10% dos alunos de graduação EaD são portadores de diploma, ou seja, procuram os cursos da Unead como uma segunda graduação. São também residentes de áreas afastadas dos grandes centros urbanos, onde em geral são ofertados os cursos presenciais. Os cursos de EaD da UNEB estão vinculados a 36 pólos municipais e estaduais, espalhados por todo o Estado e credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes). “O sistema UAB amplia e democratiza o acesso das pessoas ao ensino a distância”, afirma a coordenadora geral da Unead, Kathia Marise Borges Sales. “Pois o perfil dos alunos de EaD exige mais flexibilidade. São, em geral, trabalhadores que precisam dessa condição para viabilizar o curso superior”.

Em junho deste ano, a UNEAD realizou a primeira formatura do curso de Matemática, simultaneamente, em Salvador e quatro pólos, inaugurando também na instituição a transmissão da solenidade em sistema de videoconferência.

A Unead está vinculada à Reitoria da UNEB e tem o propósito de institucionalizar a EaD e integrar estas ações à estrutura de ensino, pesquisa e extensão já existente na UNEB, contribuindo assim para a convergência entre as modalidades presencial e a distância. “Pretendemos trazer para os campi da UNEB as condições de mobilidade estudantil entre as modalidades de ensino presencial e a distância, como um desafio para igualarmos os parâmetros entre as formações. Queremos também superar os 20% de ensino a distância no ensino presencial, trabalhando nas concepções dos projetos pedagógicos. Avançamos muito, mas precisamos avançar muito mais, envolvendo o ensino presencial e a distância e superando o paradigma da diferenciação tecnológica na formação profissional”, disse, na solenidade de formatura do curso de Matemática a distância, o reitor José Bites de Carvalho. 

Núcleo de Comunicação da Unead/UNEB
Texto: Nisia Rizzo de Azevedo - DRT-BA 1847
Contatos: ascomunead@uneb.br