Cursos Livres Online

O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental utilizado por instituições públicas, em médio prazo, para atingir seus objetivos estratégicos. O PPA define as diretrizes para as despesas de capital e de programas de duração continuada.

O plano orienta as ações da gestão pública durante quatro anos, abrangendo os três últimos anos de um governo e o primeiro ano do governo seguinte. Portanto, esse modelo garante a continuidade dos planos e assegura a produção de bens e serviços à população.

No processo de construção do PPA, os atores envolvidos se baseiam em eixos: estratégicos – orientam o reconhecimento das dimensões temáticas; táticos – representam os objetivos e definem as entregas de bens e serviços pelo estado à sociedade; e operacionais – estabelecem como será o gerenciamento e uso dos recursos públicos disponíveis.

Clique na imagem a abaixo para acessar o ambiente virtual disponível para sua participação no PPA

A Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), oferta cursos online abertos em massa (ou “MOOCs”, na sigla em inglês) nas áreas de Educação a Distância e Tecnologias para a comunidade acadêmica da instituição.


São disponibilizadas vagas gratuitamente, distribuídas entre os oito cursos autoinstrucionais disponíveis:

1. Formação Básica em EaD - 60 h
Fundamentos e Metodologia em EaD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cibercultura. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Mediação Pedagógica. Mídias e Educação. Legislação e Referenciais de Qualidade para EAD.

2. Objeto de Aprendizagem - 30 h
Definição de Objeto de Aprendizagem; Repositório e definição e preenchimento de Metadados; etapas de desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem; tecnologias utilizadas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem; Análise Pedagógica, tecnológica e metodológica.

3. Produção de áudio e vídeo para EAD - 30h
Elementos da produção audiovisual, roteirização, enquadramento, movimento, composição, iluminação e sonorização. A comunicação audiovisual educativa e a utilização de novas tecnologias que propiciem a ampliação e a diversificação da interação entre professor e aluno. Política de reuso, formas de compartilhamentos, aspectos legais do direito de imagem e suas limitações.

4. Formação de Tutores - 60h
A tutoria no cenário da EaD. Tutoria: características e finalidades. Atuação do tutor em ambientes virtuais. Papeis e Competências de tutor na EaD. Mediação pedagógica. Atribuições do tutor na UAB/UNEB. Avaliação na EaD. Diferenciação entre Monitoria e Tutoria.

5. Moodle - 60 h
Introdução do MOODLE. Descrição e Demonstração do ambiente de trabalho. Apresentação dos principais recursos do MOODLE. Apresentação das principais atividades do MOODLE. Gerenciamento de uma sala de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Configuração da sala. Ferramentas de comunicação. Criação de recursos e atividades.

6. Gestão e planejamento pedagógico da EAD na UNEB - 45 h
Planejamento em educação, etapas e tipos. Planejamento na EAD: importância e necessidade. Planejamento e o ambiente virtual de aprendizagem. O desenho didático e a definição dos recursos que compõem o planejamento da construção da sala de aula virtual. A sala de aula virtual, o desenho didático e os recursos de comunicação e execução de atividades no AVA. Construção da sala de aula virtual: necessidades, processo e implementação.

7. TIC na EaD - 30h
Mídias e tecnologias: conceito, características e abordagem para EAD; A tecnologia da informação e comunicação na educação; Questões sobre a Sociedade da Informação e Comunicação; Rede colaborativa de aprendizagem; Postura de leitor crítico e de autoria.

8. Produção de Material Didático para EaD - 45h
Mediação e Material Didático; Concepções de EAD e os reflexos na produção de Materiais Didáticos; Orientações para produção do material autoinstrutivo. Orientações do MEC para a produção de Materiais didáticos (Referenciais de qualidade para EAD). Materiais didáticos impressos na EAD. Características didáticas do texto escrito para EAD. Vantagens e limitações do material impresso. Seleção de conteúdo. Estratégias de Redação: estratégias de linguagem, estratégias de organização, estratégias hipertextuais, estratégias cooperativas. Aspectos visuais do Material, exercícios (atividades de estudos). Elaboração e implementação de recursos virtuais e audiovisuais de aprendizagem. Material Web e ambientes virtuais. Avaliação de materiais didáticos.